sábado, 13 de setembro de 2008

CARTA ABERTA AOJORNAL DO INCRÍVEL

Exmo Senhor Director do Jornal do Incrível.

Dirijo-me a V. Exª porque os factos que levo ao vosso conhecimento são tão incríveis que me parece que só no vosso jornal ficariam bem enquadrados. Assim, permito-me esperar que mereçam a vossa atenção.

O acontecimento refere-se ao concurso televisivo «a-nossa-terra-quer» promovido pela SIC. São convidados a concorer projectos de âmbito social, cultural ou desportivo. Os projectos pré-seleccionados são avaliados por um júri que escolhe três por distrito. Depois de apresentados em reportagens na SIC, estes projectos serão sujeitos à votação do público através do telefone , para escolher o vencedor,que terá acesso a um financiamento até 30 000 €-

Na 4º feira 3 de Setembro foram apresentados os tres projectos do distrito de Viseu.Um dos três era o denominado «Covas do Monte-Aldeia Viva» que conheço e admiro pela originalidade, dinamismo e militancia dos participantes.

No dia 05/09/08, pelas 21h, após o encerramento das linhas telefónicas destinadas à votação nos projectos do distrito de Viseu do Programa a "Nossa Terra Quer" o site oficial da SIC, http://sic.aeiou.pt/online/sites+sic/sicporportugal/novidades/ntqviseu.htm divulga o nome do vencedor :"Covas do Monte - Aldeia Viva" . Grande euforia na aldeia! Durante todo o fim de semana essa informação manteve-se.

Três dias depois, no dia 08/09/08 pelas 11h a SIC muda de ideias. Muda o vencedor, que passa a ser Associação Cultural e Recreativa de Cambra .

O que aparece na página WEB não é um pedido de desculpas formal pelo engano . Não é uma explicação do modo como conseguiram «enganar-se» na contagem automática dos votos. Não é, tão pouco, uma explicação clara que permita ao público acreditar que se trata de um «engano» e não de uma trafulhice descarada.

A SIC limita-se a limpar a informação anterior, como se nunca lá tivesse estado! Deixando aqueles que consultaram o site, leram a notícia atempadamente e a divulgaram e festejaram, passar por loucos ou mentirosos! Sem qualquer explicação, sem qualquer aviso ou vestígio de respeito pelo seu público ou pela verdade...

GATO ESCONDIDO COM RABO DE FORA .

Há manchas difíceis de limpar. A SIC quis limpar a primeira notícia enviada, que noticiava a vitória da Associação dos Amigos de Covas do Monte, mas deixou um rasto.

Aqui está a prova.

Este link foi recuperado através da memória cahe do google.

http://66.102.9.104/search?q=cache:7vtOSIYnSl0J:sic.aeiou.pt/online/sites+sic/sicporportugal/novidades/ntqviseu.htm+Associa%E7%E3o+Amigos+de+Covas+do+Monte+vence+"A+Nossa+Terra+Quer"&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=1&gl=pt

A explicação é a seguinte, conforme publicita o próprio google:

Links ocultos

O Google tira uma " foto " de cada página examinada enquanto elas são carregadas e guarda-as na memoria se alguma estiver indisponível. Se Você clicar no link Cached , você verá as páginas como elas estavam da ultima vez que foram carregadas. Esse serviço é bom para se a página estiver indisponível no momento , mas a página vista pode não ser a vesão mais atualizada .

Quando a página armazenada é mostrada ela terá um cabeçalho, que servirá como um lembrete de que esta é uma página armazenada e não a página em si. Os termos que coincidem com sua busca estão destacados na versão armazenada, para que você identifique mais facilmente porque essa página é relevante.

Em conclusão

Esta atitude descuidada da SIC explica-se porque cosidera que Covas do Monte, uma aldeia de pastores nas profundezas da Serra de Arada, com 58 habitantes humanos e 2000 caprinos, não tem capacidade de fazer ouvir a sua voz. Mas acontece que Covas do Monte também é uma aldeia incrível!

Juntei em baixo algumas fotos, que estão publicadas na internet. No meu pequeno blog, Zetovarinho, coloquei alguma informação que recolhi sobre Covas do Monte, essencialmente no blog http://agricultura-covas-do-monte.blogspot.com cujo autor é o professor Vitor Andrade, grande dinamizador do projecto Aldeia Viva..

Covas do Monte quer Verdade, Transparência, Clareza, Rigor, Justiça.

A luta é desigual.

Mas também David venceu Golias!

Á vossa atenção subscrevo-me respeitosamente -- Maria José Tovar zetovar1@gmail.com

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Etiquetas